Skip to main content

O OUTRORA POPULAR LADA AGORA É UMA RARIDADE

09 Novembro, 2023

MAS PODE SE TORNAR UM CLÁSSICO DO AUTOMOBILISMO

Antes insanamente popular, mas o alvo das piadas de playground, o Lada-construído russo agora é uma raridade, mas que se deleita com o status de cult. Uma lição de ladanomia

Na década de 1990, nos dias em que a Inglaterra costumava não conseguir sequer se classificar para a Copa do Mundo (parece absurdo agora), havia cerca de 130.000 Ladas de fabricação russa registrados para dirigir nas estradas britânicas. Hoje, o número diminuiu 99,9 por cento, para 179. Entre 1994 e 2005 - pouco mais de 10 anos - o número de Ladas licenciados caiu de mais de 134.000 para menos de 3.000, uma queda monumental em desgraça. O declínio continuou, então eles são uma visão rara agora, mas há sinais de um leve reavivamento.

O Lada foi construído pela primeira vez na União Soviética em 1970 pelo gigante automobilístico russo AvtoVAZ. Gerou mil piadas em playgrounds, mas acabou vendendo mais de 20 milhões em todo o mundo.

O VAZ-2101 foi modelado no sedã Fiat 124 1966 e, apesar de sua aparência quadrada e cores muitas vezes monótonas, provou ser extremamente popular. Quase dois terços dos Ladas foram vendidos fora da Rússia, com mais de 300.000 vendidos na Grã-Bretanha entre 1977 e 1997.

Então, para onde todos eles foram? Embora ainda seja bastante comum na Rússia, o Lada agora está em grande parte extinto nas estradas britânicas.

As vendas atingiram as barreiras no Reino Unido quando os padrões mais rígidos de emissões de carbono significaram que muitos Ladas não atendiam aos requisitos verdes mais rigorosos.

Mas alegar que “o Lada está vazio” pode ser um pouco prematuro, já que esse pedaço da história do automobilismo agora assumiu o status de carro clássico.

E pela primeira vez desde o auge de sua popularidade na década de 1990, o número de Ladas licenciados nas estradas do Reino Unido realmente começou a aumentar, embora a partir de uma base muito baixa.

No início de 2017, o número de Ladas licenciados nas estradas do Reino Unido era de 165.

Esse número aumentou para 179 no início de 2018. E com 679 Ladas registrados como 'fora da estrada', parece haver pelo menos alguns proprietários de Lada armazenando seus modelos cada vez mais cultos a sete chaves, na esperança de ver os valores explodirem, como aconteceu com muitos outros motores clássicos das décadas de 1970, 1980 e 1990.

Alex Buttle, diretor do site de comparação de compra de carros motorway.co.uk, comenta: “O Lada não está totalmente vazio, mas com menos de 200 agora elegíveis para dirigir nas estradas do Reino Unido, tornou-se seriamente raro. E com os olhos do mundo na Rússia no momento, chegou a hora do Lada? A nostalgia por Ladas está crescendo e a escassez aumentará os preços. Os compradores de carros clássicos experientes devem considerar comprar um enquanto ainda podem. ”

Se o Lada não é suficientemente obscuro para despertar sua curiosidade, então talvez o Lada com sotaque polonês consiga - o Polski Fiat 125P, também conhecido como FSO. Como o Lada Riva, era baseado em um design obsoleto dos anos 1960, neste caso o Fiat 125.

Construído por Fabryka Samochodów Osobowych (FSO), a mina tinha um kit de ferramentas bastante abrangente e lindas capas de assento de pele de carneiro falsas. Foi horrível. Mais tarde, gerou um hatchback desajeitadamente remodelado chamado Polonez. Talvez eles mereçam ser esquecidos.

 

 


independent-co-uk.
James Ruppert